GIPCSA
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente
Dádiva, Economia Solidária e Sustentabilidade:
o mundo pós-pandemia e as políticas institucionais urgentes.
O curso livre "DÁDIVA, ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUSTENTABILIDADE: o mundo pós-pandemia e as políticas institucio-nais urgentes" é uma parceria entre os departamentos de Ciências Sociais (DCS-CCHLA) e de Finanças e Contabilidade (DFC-CCSA), ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mediados pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente (GIPCSA), coordenado pela professora e pesquisadora Dr.ª Alícia Gonçalves, e pelo projeto Metodologias de Contemporâneas em Contabilidade (CONTEMP), coordenado pela professora e pesquisadora Dr.ª Victoria P. Z. de Melo.
Seguindo as instruções da Pró-Reitoria de Graduação (PRG-UFPB), as pesquisadoras Dr.ª Alícia F. Gonçalves, Dr.ª Maristela O. de Andrade e Dr.ª Victoria P. Z. de Melo, membros deste Grupo, elaboraram e coordenam este curso livre como uma atividade remota para estudantes de dentro e fora dos muros das universidades.
O curso já está disponível para estudantes da UFPB e para o público externo à Universidade, na plataforma do SIGEventos.
TUTORIAL DE INSCRIÇÃO
O curso livre tem por objetivo principal a compreensão do participante, ao fim do curso, sobre princípios da economia da dádiva, da economia solidária, do associativismo e cooperativismo, sustentabilidade e as possibilidades de políticas institucionais no mundo pós-pandemia. Identificando os principais aspectos relacionados à economia da dádiva e economia solidária, distinguindo os principais tópicos que compreendem o associativismo e coorperativismo, e desenvolvendo uma visão crítica da sustentabilidade de políticas institucionais no mundo pós-pandemia.
Ementa
A economia nas sociedades arcaicas: o princípio da reciprocidade e a economia da dádiva.
Processos contemporâneos: dinâmica associativista, cooperativista e as experiências em economia solidária.
A falsa dicotomia entre economia x saúde.
Reflexão sobre possíveis arranjos produtivos baseados na solidariedade com foco em comunidades vulneráveis como indígenas, pescadores, ribeirinhos, coletivo de mulheres dentre outros e suas possibilidades no mundo pós-pandemia.
A sustentabilidade dos territórios e reivindicação de políticas institucionais necessárias e urgentes.
LIVE DE APRESENTAÇÃO DO CURSO
BAIXE O PROGRAMA COMPLETO DO NOSSO CURSO: