GIPCSA
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente
María Elena Martínez Torres
É licenciada em Geografia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) em 1994; Doutora em Estudos Latino-Américanos pela Universidade da Califórnia em Berkeley no ano de 2003; Pós-Doutora no Center for the Study of Americas (CENSA), em Berkeley, nos Estados Unidos, no ano de 2005. Atualmente, tem trabalhado como pesquisadora e professora na Unidad Sureste do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS-Sureste) e na Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB).
Tem como áreas de investigação: movimentos sociais, agroecologia, soberania alimentar e educação. Mais recentemente, tem focado nas investigações acerca da educação intercultural e autonomia, onde o currículo se constrói no âmbito dos mesmos saberes da comunidade; e também tem focado nas metodologias de ensino utilizadas na pós-graduação, bem como a formação de redes de colaboração entre Intituições de Ensino Superior.
Fez parte da Escola de Altos Estudos (EAE) e, hoje, trabalha no desenvolvimento de dois trabalhos: "Pueblos Indígenas del nordeste Brasil", iniciado em julho de 2019, e "La formación de nuevos investigadores: metodologías, redes y programas de posgrados", que visa identificar os benefícios de trabalhar em rede de programas de pós-graduação no México e no Brasil, bem como a aplicação de uma metodologia inovadora a nível de pós-graduação.
Fonte: CIESAS Sureste.