O e-book em formato E-pub (interativo) foi organizado pela Profª. Drª. Alicia Ferreira Gonçalves, Dr. Oliverio Hernandez Romero e Drª. Maria Elena Martinez Torres e pela Equipe da Editora UFPB
Nesta publicação apresentamos na íntegra as aulas transcritas em espanhol e os comentários dos alunos em português que resultam das vinte sessões dos dois cursos que foram ofertados à comunidade acadêmica e às lideranças dos movimentos sociais, sendo estes dois cursos monográficos intensivos de 45 horas ministrados pelos professores, Dr. Oliverio Hernandez Romero sobre o tema “Desarrollo Sustentable, Organización Campesina y Empresarialidad rural” e Dra. Maria Elena Martinez Torres sobre o tema “Modelos dominantes de “desarrollo” vs. modelos de movimientos sociales: territorio, medio ambiente y luchas sociales”. Estes cursos foram realizados pela Escola de Altos Estudos (EAE) “Sociedade, Cultura & Ambiente: Faces do Desenvolvimento Sustentável” patrocinados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A primeira sessão diz respeito ao curso intitulado: “Desarrollo Sustentable, Organización Campesina y Empresarialidad Rural” ministrado por Dr. Oliverio Hernández Romero e seu tema central é o desenvolvimento rural como foco na organização camponesa. Os eixos abordados ao longo das dez sessões, que foram transformados em capítulos neste e-book, problematizaram a questão das possibilidades da construção político-institucional, cultural e
social de um desenvolvimento em sintonia com a sustentabilidade refletida a partir das dimensões ambiental, econômica e identitária. Contemplando, simultaneamente, a mudança social e a melhoria das condições de vida das famílias camponesas no caso mexicano e, no caso brasileiro. Outros aspectos problematizados foram as ligações entre o campo acadêmico e as fontes financiadoras das investigações, ou seja, o papel da universidade no amplo espectro de mudanças sociais.
Já a segunda parte deste e-book diz respeito ao curso “Modelos dominantes de ‘desarrollo’ vs. Modelos de los movimientos sociales: territorio, medio ambiente y luchas sociales”. Este curso intensivo procurou revisar o panorama atual da configuração dos espaços e territórios nos que as sociedades latino-americanas experimentam na confrontação dos modelos encontrados de “desenvolvimento”. As teorias de desenvolvimento, o papel dos povos originários e movimentos camponeses foram contrastados, e examinadas as estratégias espaciais e de desenvolvimento dos movimentos sociais rurais na América Latina, dando especial atenção aos do movimento Zapatista no México e ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) no Brasil.
O e-book já está disponível para download pelo site da Editora UFPB. Para ser direcionado à página de download, clique AQUI.
Comentários