A Edição Especial (v. 10, n,1, 2016) da Revista Gaia Scientia editada pelo Programa Regional de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), traz à luz o tema de relevante interesse social "Cultura, Sociedade e Ambiente". A escolha do tema se deu pela contribuição do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente (GIPCSA), coordenado pelas pesquisadoras do referido grupo, Dr.ª Alícia F. Gonçalves (UFPB), Drª Maristela de O. Andrade (UFPB) e Dr.ª María Elena Martinez Torres (Ciesas-Sureste).
Clique AQUI para a Edição Especial da Gaia Scientia.
Segue uma nota explicativa sobre a Edição Especial da Revista Gaia Scientia redigida pela pesquisadora e fundadora do GIPCSA, Dr.ª Maristela Oliveira de Andrade.
"O vínculo do GIPCSA com a Rede de Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA da UFPB propiciou a organização deste dossiê na revista Gaia Scientia, cuja temática se articula a área de pesquisa do grupo, em um momento em que se iniciava uma parceria com pesquisadores latino-americanos. Este Número Especial com dossiê intitulado "Cultura, Sociedade e Ambiente" refletiu o início de um processo de internacionalização do GIPCSA, favorecido pelo intercâmbio realizado por Alicia Gonçalves no Ciesas/México com a Profa. Dra. Maria Elena Martinez, que ao lado da coordenadora do GIPCSA na época, Maristela Andrade, organizaram este dossiê. Os artigos reunidos neste volume exploram e debatem questões que remetem as interfaces entre cultura em sua dimensão histórica e processual, sociedade e ambiente, envolvendo diferentes grupos sociais, tais como agricultores familiares, pescadores artesanais e extrativistas, habitando diferentes ecossistemas de países latino-americanos, sudeste mexicano, floresta amazônica brasileira e colombiana, semiárido e praias nordestinas, além daqueles situados em países europeus como Ilhas Canárias e costa mediterrânea francesa. Foram investigadas experiências singulares que apontam para alternativas de desenvolvimento ou se confrontam com formas capitalistas e globalizantes de economia, cujas análises remetem para o pensamento social latino-americano, incluindo a ecologia política e vertentes clássicas da economia política e antropologia. Questões socioambientais foram debatidas tais como desenvolvimento sustentável, economia solidária, bem viver, capital social e natural, questões agrárias, conflitos rurais e socioambientais, políticas públicas e propostas de indicadores socioambientais de sustentabilidade, similaridades e distinções entre países latino-americanos. Além dos pesquisadores estrangeiros, o número contou com colaboradores do GIPCSA que atuam na UFPB ou em outras universidades da Rede PRODEMA.
Maristela Oliveira de Andrade."
Comentários